quarta-feira, 9 de março de 2011

Algumas considerações sobre a Academia de Livre-Pensadores da Paraíba

Por Gilson Gondim


1. São definidas como livres pensadoras, para efeito de participação na ALPP – Academia de Livres-Pensadores da Paraíba, aquelas pessoas cujo pensamento não se prende a dogmas nem à suposta sacralidade de textos, pessoas, instituições, lugares ou objetos. Os livres-pensadores não consideram a fé motivo válido para se acreditar em algo ou em alguém, elegendo a razão e as evidências empíricas como os únicos caminhos para o conhecimento válido.

2. A ALPP tem o objetivo de reunir os livres-pensadores da Paraíba, ou pelo menos alguns deles, para defender a liberdade de expressão e a laicidade do Estado brasileiro, combatendo a tutela ou tentativa de tutela da religião ou da religiosidade sobre o ensino, os meios de comunicação e as instituições públicas.

3. A Academia tem ainda o objetivo de promover estudos, publicações, eventos etc. que reforcem e aperfeiçoem a visão de mundo antidogmática, tornando seus membros mais eficazes intelectualmente e influenciando racionalmente o público em geral.

4. A Academia de Livres-Pensadores da Paraíba deverá se manifestar também sobre assuntos correntes, atuais e cotidianos que possam afetar, de algum modo, as razões de ser da instituição e seus valores fundamentais.

5. A instituição deverá atuar na imprensa, na internet, no Poder Judiciário, onde quer que seja possível e necessário agir em defesa dos valores do livre-pensamento.

6. Os membros fundadores seriam todos aqueles que, sendo paraibanos ou  residindo na Paraíba e enquadrando-se na definição do item 1, desejem participar.

7. Caberia aos fundadores reunir-se para traçar as diretrizes gerais e eleger uma Comissão de Redação da Proposta de Estatutos.

8. Uma vez pronta a proposta de estatutos, ela seria submetida à Assembleia-Geral.

9. Aprovados os Estatutos pela Assembleia-Geral, tratar-se-ia de formalizar a instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário